Evangelho (Lc 12,54-59):
Naquele tempo, Jesus dizia também às multidões:
Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis avaliar o tempo presente?
Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
Quando, pois, estás indo com teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto ainda a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e o oficial de justiça te jogará na prisão. Eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.
Quando mais duro o deus que nos chama mais fugimos dele..nem tudo são palavras do mestre.
ResponderEliminarEsta parábola caro anónimo é de uma doçura magistral. Aponta em forma de aviso paternal, é que nos cuidemos de não andar por andar, pelas aparências, pela preguiça, facilitismos e pela ignorância do nosso próprio saber. Diz-nos que olhemos bem dentro de nós próprios, que temos as ferramentas necessárias e sejamos fieis ao nosso profundo sentir, que sejamos conciliadores. Ainda nos recorda que o não proceder com autenticidade pactuando com a mentira, somente nos conduzirá à ruína e ao conflito. Bem sabemos nos dias de hoje, que muita desta hipocrisia que aqui magistralmente o Mestre refere é forte causadora do actual estado deplorável das sociedades e dos lares. Paz sobre todas as fronteiras.
Eliminar