RODA DA VIDA

Oramos pela vida e saúde dos homens de Paz no Mundo, Homens e Mulheres com missões dificílimas, de dação de esperança e de forte influencia contra a corrupção que assola o mundo e o mantém cativo na desgraça da injustiça. Louvemos estes inspirados irmãos e irmãs, desde os mais influentes, como Papa Leão XIV da Igreja Católica, Dalai Lama Pai dos Budistas, e tantos outros em suas respectivas importâncias, que movem o mundo com a força de suas Almas devotas, num mundo melhor para todos, mais justo, onde os indefesos não estejam à mercê de nenhum tirano, onde o único exército ou militar à face da terra seja a serviço do Amor ao Próximo - Oremos diariamente pela Mãe Terra, nosso planeta que tanto precisa de nossa atenção e nossas preces pelas causas ecologistas, sejamos a diferença que queremos ver no respeito pelo ambiente - Assim seja - Oramos por la vida y la salud de los hombres de paz en el mundo, hombres y mujeres con misiones muy difíciles, que dan esperanza y una fuerte influencia contra la corrupción que afecta al mundo y lo mantiene cautivo en la desgracia de la injusticia. Elogiemos a estos inspirados hermanos y hermanas, de los más influyentes, como Papa Leão XIV de la Iglesia Católica, Dalai Lama Pai de los budistas, y tantos otros en su respectiva importancia, que mueven el mundo con la fuerza de sus Almas devotas, en un mundo mejor para todos, más justo, donde los indefensos no están a merced de ningún tirano, donde el único ejército o militar en la faz de la tierra está al servicio del Amor por nuestro prójimo. Oremos diariamente por la Madre Tierra, nuestro planeta que necesita tanto nuestra atención y nuestras oraciones por causas ecológicas, seamos la diferencia que queremos ver en el respeto por el medio ambiente : que así sea - We pray for the life and health of the men of Peace in the World, Men and Women with very difficult missions, giving hope and strong influence against the corruption that ravages the world and keeps it captive in the misfortune of injustice. Let us praise these inspired brothers and sisters, from the most influential, such as Francisco Father of the Catholic Church, Dalai Lama Father of Buddhists, and many others in their respective importance, who move the world with the strength of their devout Souls, in a better world for all, more just, where the defenseless are not at the mercy of any tyrant, where the only army or military on the face of the earth is in the service of Love for Others - Let us pray daily for Mother Earth, our planet that needs ours so much. attention and our prayers for environmental causes, let us be the difference we want to see in respect for the environment - So be it -

quinta-feira, 31 de julho de 2025

Oração aos Anjos - Quinta-feira


PRINCIPE ARCANJO TZADKIEL

(em hebraico צדקיאל Tzadqiel, "Justiça do Senhor", Sachiel, Tzadkiel, Tzadquiel, Zedekiel, Hesediel, Chesediel) é o Príncipe da Ordem Angélica das Dominações, Anjo de misericórdia e de bondade, que nos promove o desenvolvimento de uma filosofia de vida, pautando-se por ela, o sentido da moral e da ética, do equilíbrio da força do optimismo, do comedimento em todos os sentidos, do fluir dos aspectos da generosidade, que trata da distribuição dos valores, sem restrição; o justo juízo que leva o poder de harmonizar forças opostas; a visão da Unidade e que nada existe separado. Em resumo, nos influencia no modo de nos desenvolver e ter confiança na vida.

ARCANJO TZADKIEL
Flammescat igne caritas
Anjo da Justiça Divina
Dê-me Santas Inspirações para que as partilhe entre irmãos, através de palavras  escritas ou faladas, todo o ensinamento que recebo de Cristo, por intercessão dos Seres Celestiais
ARCANJO TZADKIEL, que todo o conhecimento que adquirir por intermédio de sua benéfica influência me faça crescer dia após dia, que a minha sabedoria seja eterna e eu a saiba aproveitar infinitamente a favor de todos os seres.
Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a Paz, a Sabedoria e a ForçaQuero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de AmorSer paciente, compreensivo, manso e prudente, ver além das aparências teus filhos como Tu mesmo os vês e assim, não ver, senão o bem em cada um. Cerra meus ouvidos de toda a calúnia. Guarda minha língua de toda a maldade. Cerra meus olhos de toda a fascinação.
Que eu seja tão bondoso e alegre que todos quantos se chegarem a mim, sintam a Tua presença. Reveste-me de Tua beleza, Senhor e no decurso deste dia, eu Te revele a todos.
E que assim seja, sempre…
Oração dos Essênios - Comunhão com o Anjo da Água
Em voz alta, diga: Desde o Mar Celestial as águas correm e fluem das fontes inesgotáveis. Em meu sangue fluem mil fontes puras, vapores, nuvens e todas as águas que se espargem sobre os Sete Reinos. Anjo da água, mensageiro santo da Mãe Terrestre, entra no sangue que flui através de mim, banha meu corpo, com a chuva que cai do céu, concede-me a Água da Vida!

Depois, medite nas águas dos mares, rios e lagos. Sinta as correntes da água da Vida penetrando em sua corrente sanguínea.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Acorda

Remete o sonho da vida para longe, renega o sonho pela respiração. O convite é para reconhecer a grande ilusão que a vida existencial representa, mediante a infinitude da percepção da totalidade de nosso ser, das suas possibilidades, e a chave para a sua ativação, é ganhar consciência nos próprios processos de respiração: - Como estás a respirar agora?, Como respiras? Costumas escutar essa linguagem de ti próprio, onde o idioma é tão profundo, que é a fonte mais confiável de ti próprio, que podes alguma vez aceder?...

Como podes ser tão insensível à luz dos teus próprios olhos, irmão. Como é possível viver uma vida inteira, interagir com os teus semelhantes, constituir família, criar filhos e manter relações pessoais, de trabalho, de convívio social... e ainda assim, não saberes a cada instante como respiras?!, como podemos ser tão insensíveis e desligados do mecanismo mais fiável de todos, das percepções de nós próprios, fonte fiável, que nos indica a assertividade dos nossos passos..., respira!, por acaso, sabes como estás a respirar?!

O conhecimento não traz descanso, mas acaso esqueceste que és um trabalhador? A vida não é um ato fortuito, viemos a este mundo como um fruto depois de sermos semeados no ventre de uma mulher, entre muitas probabilidades granjeamos um lugar. Crês que foi para mendigar pela vida? Pelos prazeres do mundo?... desafia-te a refletir mais profundo... respira, saboreia e engole umas golfadas de ar fresco e puro, e então saberás, que existe uma missão de vida à tua espera, só para ti, de propósito para ti, sem a qual provavelmente, ficarás muito aquém nesta vida, do que seria o mais elevado propósito de tua própria presença.

Pensa-te como o fruto que só se descasca a partir de seu interior. Então de que estás à espera? A realização de nosso proposito, para e porquê estamos aqui e agora, as respostas residem dentro de ti, num plano mais profundo de teu ser mais intimo, respira irmã, respira irmão, e acalma a tua ansiedade, a tua inquietação, desnuda-te das coisas que já não te servem, acolhe as que agora emergem, e verás um caminho que se inicia a desvelar, lentamente, como o Sol nascente, sobre um novo dia no amanhecer...

– Muitos assim como tu são necessários para que se derrame sobre o mundo, as artes da revelação. A realização deste propósito de auto descoberta, além de seu centro que és tu próprio, alcança pela sua dinâmica distancias muito mais longínquas. Uma dinâmica de auto descoberta é um ato transformador, um renascer das cinzas, um ato diário sagrado, uma comunhão com um Universo muito maior que a nossa própria existência. Isso constitui um ato constante e poderoso e atraí irresistivelmente todos os seres que se entregam sem defesa a tal luz... as artes da transmutação das energias do Ser, são também um ato transformador das sociedades, propósito que toda a natureza ajudará a cumprir.

Oração aos Anjos - Quarta-feira

ARCANJO RAPHAEL
É o Anjo do equilíbrio, nos conduz à defesa da liberdade, da igualdade e da ecologia, o raciocínio profundo, os estudos, a lógica, a comunicação e a abertura da mente, a afabilidade e o antirracismo, a busca do Conhecimento Universal, a capacidade de avaliação profunda. A aceitação dos outros com seus modos de ser e de viver, a clareza mental e a concentração, os relacionamentos livres sem o domínio da subserviência. Em resumo, traz direção de pensamento e de modo de se comunicar.
Anjo de cura
ARCANJO RAPHAEL
Anjo de cura
Cure os males que impedem minha evolução material e espiritualÓ Anjo Divino, ilumine minha alma, que  eu possa com sua divina proteção curar todo o mal que me atrapalha e atrapalha a caminhada de meus irmãos
ARCANJO RAPHAEL, dê-me a força e a saúde para persistir com infinita vontade em praticar as boas obras a meus semelhantes e enfim juntos possamos curar e harmonizar todo o planeta. Que assim seja.   
Amém
Senhor Deus de Bondadenesta quarta-feira,  venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida. 
Muito obrigado pelo ar que respiro, 
pelo alimento à minha mesa
pelas pessoas que amo. 
Quero agradecer também pela graça do trabalho. 
Eu bem sei, Senhorque trabalhar é colaborar com teu plano de amor e serviço a toda a criaçãoÉ também a forma que tenho para garantir o pão de cada dia para mim e minha família.
Assim seja!

Oração dos Essênios - Comunhão com o anjo do Sol 🔅

Oh, Tu, imortal, brilhante, corcel veloz, Anjo do sol. Não há calor sem ti. O verde das árvores sai para adorar-te e é através de ti que o diminuto grão de trigo se converte num rio de espigas douradas balançando ao vento. Através de ti se abre a flor no centro do meu corpo. Por isso nunca desejo ocultar o que  em mim, procedente de ti.
Anjo do Sol, mensageiro santo da Mãe Terrestre, entra no Templo Santo dentro de mim e dá-me o Fogo da Vida

Em seguida, medite no Sol e em seus raios dourados. Sinta os raios solares penetrando pelo seu peito e sendo enviados por todo o seu organismo.

terça-feira, 29 de julho de 2025

Pelas pessoas a quem tivemos afeição

Digna-te, ó meu Deus, de acolher, benévolo, a prece que te dirijo pela Memória de;

Aurora, senhora brilhante, linda, luz assustada e tímida, descanse em paz; Luís Carlos San, arte desejo e ternura, descanse em paz; Paulinho Andradevibrante companheiro de  aventuras de adolescente; Manuel Regalado (Nelinho), irmão de sempre na saudade e cumplicidade; Marina, descanse em paz; Nitos, amigo companheiro de aventuras; Olivério (Bérinho) e Pedro Pinto, adorado cunhado meu herói de muito jovem e seu irmão; Zé Alberto, justo, protetor e calmo amigo de juventude; Caluxa, o sorriso mais puro e belo; Júnior e Dadinha, inocentes paixões de um sonho de miúdo; Frank Barrote, figura paterna e amiga; Mestre José Banguera de Súa, ídolo e professor musical, até no seu olhar; Francisco Santos, descanse em paz; António e Lucília Regalado, pai e mãe da família irmã; Avô Jorge Oliveira, meu amor, meu Anjo da guarda; Zézinho, doce sobrinho que falava tudo com o olhar, menos o sofrimento que guardava só para si; Avó Lai e Tia Nela Oliveira, queridas protetoras; Z.A. saudoso mano, lado de mim conhecido e por conhecer; Sr. Manuel, Anjo protetor; António Fontes, companheiro de Tai Chi; Aires Duarte, descanse em paz; Pedro Miguel Barros, bonita alma, colega de trabalho; Artur Magalhães, descanse em paz; Glória, Anita, Gena e Miguel Ramos, e todos meus antepassados e familiares a todos devo um importante e maravilhoso bocadinho daquilo que hoje sou; António Abreu, (ASA), companheiro de belos passeios de mota que chegamos a viver não tanto o quanto queríamos mas ainda assim gratos; Américo Agostinho, descanse em paz; Bartolomeu (Bart.), inspiração de muitas jams, nunca te sintas só; Amélia JLMF Faria, esposa vela por teu saudoso marido que por ti ainda procura no sentido da vida que lhe resta agora sem a tua presença física; Avó Celeste Sant´Ana, coração sábio, compreensiva, bonita, animada e meiga; Jorge Correia Pinto, amigo puro a bondade e alegria, tem teu nome; Álvaro Costa, descanse em paz; Maria Adelina Jesus Lopes, (Mestre Madelina), flor da eternidade que ilumina os passos do caminhante; Maria José (Avó Zézé), querida e bondosa senhora; António Gouveia (Gou), fiel amigo sempre disposto ao amparo em horas de necessidade; Fernanda e Celeste Freitas, (sogrinha e tia, irmãs muito amadas e queridas, amigas de profundo bem querer) ternura e exemplo de coragem; Bruno da Andreia descanse em paz; Rogério P. Assunção irmão da D. Maria descanse em paz; Enio Lázaro Regamonti, “A você Enio que sempre foi companheiro, amigo, que me respeitou como pessoa e como mulher, agradeço por tudo que aprendi com vc. Obrigada"; Ângela Amorim (Tita), irmã, tanto de mim é feito do que aprendi contigo, mana meu coração ama-te incondicionalmente, para todo sempre; Pedro Farias, jovem Pedro descansa em paz; Paulo Henrique e sua esposa, sempre simpático e bondoso, o pai e a mãe da Salomé, descansem em Paz; Paula Faria, jovem cunhada de bom coração, todos os animais te louvam eternamente pela tua humanidade para com esses inocentes; Idalina Sá, maninha obrigado pela graça da tua forte amizade, descansa em Paz; Lara da Lena, descanse em Paz; Joaquim (primo Pimpim), obrigado primo por teres sido para os primos mais novos um professor e amigo de brincadeiras, Antero Faria, meu sogro e um verdadeiro amigo, eternamente grato pela amizade e proteção; Sr. Manuel de Sousa Leite, as pessoas que nos morrem, das duas uma, ou nos são tão próximas que assimilamos parte delas, o que ficará conosco mesmo depois destas morrerem, ou então, se isto não se passa, não serão grandes as razões para as chorar (Alma, Rui Sousa), descansem em Paz; Tia Paula, meu colo protetor, incondicional, amiga da natureza, descansa em paz; Mário Correia, obrigado tio, descanse em paz; Sr. Júlio da barbearia Primor, amigo, descanse em paz; Papa Francisco, inspiração da Igreja Católica, descanse em Paz; Maria José Sousa, mãe da Luisinha..., Amor, descanse em paz...

Com Todos vós eu tive o singular milagre de  cruzar a um dado momento este caminho e pranto de vida, mar de alegrias e sofrimentos, e todos vós são aquilo em que me tornei e sou hoje, na realidade, a todos, devo a melhor parte de mim, sem a qual eu não me reconheceria.

Partistes cedo demais, antes de mim, em variadas circunstancias, para um lugar que ainda desconheço. A vossa ausência física é saudade em mim, assim como a vossa presença espiritual de uma força indescritível: - a vós me dirijo e confesso meu amor, minha afeição e por vós anseio na história do que não sendo mais, eu sou.


Senhor

Fazei-lhes entrever as claridades divinas e torna-lhes fácil o caminho da felicidade eterna. Permite que os bons Espíritos lhes levem as minhas palavras e o meu pensamento.

Vós, que tão caros me éreis neste mundo, escutai a minha voz, que vos recorda para vos oferecer nova prova de meu amor. Permitiu Deus que vos libertasses antes de mim e disso não me poderia queixar sem egoísmo, porquanto seria querer-vos sujeitos ainda às penas e sofrimentos da vida. 

Espero, pois, resignado, o momento de nos reunirmos de novo no mundo mais venturoso no qual me precedeste. Sei que é apenas temporária a nossa separação e que, por mais longa que me possa parecer, a sua duração nada é em face da ditosa eternidade que Deus promete aos seus escolhidos. Que a sua bondade me preserve de fazer o que quer que retarde esse desejado instante e me poupe assim à dor de não vos encontrar, ao sair do meu cativeiro terreno.

Oh! tão doce e consoladora é a certeza de que não há entre nós mais do que um véu material que vos oculta ao meu olhar! de que podeis estar aqui, ao meu lado, a ver-me e ouvir-me como antes, senão ainda melhor que antes; de que não me esqueceis, do mesmo modo que eu não vos esqueço; de que os nossos pensamentos constantemente se entrelaçam e que o vosso sempre me acompanha e ampara.

Que a paz do Senhor seja convosco.

Oração aos Anjos - Terça-feira


ARCANJO SHAMAEL
é o Anjo da  Divina Energia, estimula o sentido de justiça, a defesa das ideias, o desejo da autoafirmação, a conquista pelo próprio espaço, a coragem, a audácia e a iniciativa, a intuição e o domínio emocional, o controle das paixões, a confiabilidade e o espírito de combate; em resumo, a expressão dos desejos e vontades de como a pessoa se afirma na vida. 
ARCANJO SHAMAEL
Dê-me  força e coragem para seguir em frente. Que os períodos de fraqueza que ocorram sejam combatidos com firmeza e determinação. Que eu cuide de agir sempre dentro da lei de Deus e da lei dos homens, e em momento algum seja atingido pelas injustiças de nossos irmãos que ainda se encontram adormecidos
Assim seja!

Senhor Deus de Bondade, nesta terça-feira, venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida
Muito obrigado pelo ar que respiro
pelo alimento à minha mesa,
pelas pessoas que amo.
Hoje venho pedir-te dom da paz e da harmonia. 
Que eu compreenda as diferenças, que busque o diálogo e seja sempre um construtor de pontes que unam as pessoas. Que na minha casa e na minha família reine sempre a tua paz
Assim seja!
Oração dos Essênios - Comunhão com o Anjo da Felicidade

Em voz alta, diga
Anjo da Felicidade, desce até a Terra e confere a Beleza a todas as coisas! Para que siga com alegria e esteja em paz, as montanhas e colinas se abrirão diante de mim em cânticos. 
Então, medite na cor do poente, no aroma de uma flor ou no canto de um pássaro. Saboreie essas sensações, recebendo as vibrações da Beleza.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Quando a pedra se transformou...

Era o período nazista. Segunda Guerra Mundial. O campo de concentração de Auschwitz, entre tantos carrascos, conhecia um muito bem: chamava-se Herr Müeller. Senhor Müeller. Nome comum para o povo alemão. Mas, os prisioneiros daquele campo o podiam distinguir de qualquer outro. Parecia ter uma pedra no lugar do coração. Frio, implacável. Decidia sobre a vida e a morte daqueles pobres prisioneiros da arbitrariedade e loucura humanas. Entre tantos prisioneiros, um havia que o conhecera muito antes que o nazismo o transformasse em carrasco. Era o ilustre rabino de uma aldeia polonesa, Samuel Shapira. Ele conhecera Herr Müeller quando ele era um lavrador, na década de 1930, em sua aldeia. Quando descera do trem de prisioneiros, seu olhar cruzou com o de Herr Müeller e, como naqueles anos distantes, se cumprimentaram: Bom dia. E o carrasco lhe indicara para seguir para a fila da direita, para se tornar mais um prisioneiro naquele campo de concentração. Os que fossem indicados para a esquerda, iam diretamente para a morte. 
O tempo passou e, apesar das tantas condições adversas, sub-humanas, o rabino sobreviveu e pôde ouvir, com alegria, o anúncio, em quatro idiomas, de que estavam livres.

A guerra terminara. Embora o horror do que os homens haviam feito, naqueles anos, demorasse a se diluir na memória de cada um. A partir de agosto de 1945 até 1949, instalou-se um grande Tribunal Militar Internacional, que passou a julgar os criminosos. O mundo o conheceu como Julgamento de Nuremberg e foram vinte e dois os réus. Mas, vários outros julgamentos aconteceram em territórios ocupados. Num deles, em Frankfurt, o rabino foi testemunha de Herr Müeller. Testemunha de defesa. Herr Mueller era um ser que a filosofia nazista transformara em alguém impiedoso e cruel. Ele nunca fora amado. Em verdade, não era ele que mandava as pessoas para a câmara de gás. Era o regime. Herr Müeller era um homem bom. Desta forma se expressou o rabino, não por ter tido a sua vida salva, naquele momento inicial da seleção, mas por, como cristão, assim acreditar. Herr Müeller foi condenado à pena de morte por enforcamento. 
Ao ser retirado do tribunal, passando pelo rabino, o olhou. Dos seus olhos, escorreu uma lágrima e ele sussurrou: Muito obrigado!

Ao influxo do amor do rabino, o coração de pedra se transformara. Voltara a ser homem. Sentir, emocionar-se, ante o afeto de alguém a quem ele, em essência, nada fizera. O amor tem força extraordinária. Não há ninguém imune à sua ação. Quando ele se manifesta, salva vidas, alimenta outras e tem o poder de transformar pessoas tidas como más em renovadas criaturas. Foi por isso que Jesus nos recomendou: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. E ainda: Amai os vossos inimigos.
Pensemos nisso.

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Evangelho (Jn 14,1-6)

«Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também. E para onde eu vou, conheceis o caminho». Tomé disse: «Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?». Jesus respondeu: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim».

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Escravos da palavra

Você já percebeu o quanto nos tornamos escravos das palavras que falamos? De como nos conduzimos por situações difíceis pela nossa própria fala? 

Os pensamentos, enquanto guardados na intimidade da casa mental, são propriedade única e exclusivamente de quem os idealiza. Porém, o pensamento que se converte em verbo falado, passa a ser de domínio público e deveremos responder pelos reflexos dos mesmos.

A palavra que edifica, enobrece, auxilia, é tesouro que dispensamos ao caminhar. Porém, o verbo ácido da crítica destrutiva, do comentário maledicente buscando a desmoralização alheia, ou a acusação injusta do julgamento insensato, são dificuldades que amealhamos e das quais teremos que dar conta, uma a uma.

Assim, é atitude de sabedoria vigiarmos as palavras que saem de nossa boca. Pensar antes do falar é atitude sensata que nos poupa de muitos dissabores. Para tanto, é imperioso cultivarmos a reflexão e autoanálise do que se passa em nosso mundo íntimo, pois que a boca fala daquilo que está cheio o coração, conforme nos alerta Jesus.

Alguns pesquisadores chegam a afirmar que circulam em nossa casa mental cerca de 95.000 ideias ao dia, das quais 85.000 são repetitivas, doentias, monotemáticas. Para que o verbo se faça construtivo, é necessário o exercício da limpeza mental, para que da mente possamos exteriorizar aquilo que não nos escravize negativamente. O exercício do silêncio interior, do isolar-se alguns instantes diariamente do mundo para se encontrar consigo mesmo é fundamentalAo mergulharmos no silêncio de nossa casa mental, vamos conhecendo e entendendo qual o mundo íntimo que carregamos e que, muitas das vezes, ainda se mostra totalmente desconhecido para nós mesmos.

Vigiemos nossas palavras, para que elas sejam úteis, proveitosas e edificantes. Evitemos o comentário maldoso, o julgamento precipitado ou a acusação indevida. 

Ainda, preservemos o nosso falar das expressões grosseiras, das comparações grotescas ou das piadas vulgares. O clima emocional e psíquico, com o qual nos envolvemos, é fruto do que pensamos e do que falamos.

Se a mente ainda traz dificuldades, se os pensamentos infelizes ainda tomam nossa casa mental, muitas vezes nos perturbando, façamos o silêncio interior, deixando que lentamente aqueles pensamentos cedam espaço para outros, mais nobres e enriquecedores.

Cultivemos o verbo elegante, a palavra de consolo, os temas edificantes para que nossa boca não seja quem nos condene, fazendo-nos escravos daquilo que, de forma invigilante, expressamos com a palavra não refletida. 

sábado, 12 de julho de 2025

Quando Deus se cala

Alguma vez já nos sentimos assim: sozinhos, desamparados, como em meio a um imenso deserto?

Oramos, pedimos, suplicamos auxílio, amparo... E tudo o que recebemos é silêncio. É natural que, em momentos de dor ou incerteza, esperemos por uma resposta clara, uma palavra de consolo, um sinal evidente. No entanto, muitas vezes, a resposta divina vem envolta em profundo silêncio.

Será que esse silêncio expressa ausência, descaso da Divindade, indiferença? Ou será uma forma sutil de presença, que somente nosso desespero ou angústia não consegue perceber?

Alguns relatos afirmam que, certa feita, durante uma entrevista, um jornalista perguntou à Madre Teresa de Calcutá, Prêmio Nobel da Paz de 1979:

Madre, quando a senhora ora, o que diz a Deus? Ela respondeu serenamente:

Nada, eu só escuto. 

O jornalista então continuou: E o que Deus diz à senhora?

Com a mesma calma, ela respondeu: Nada. Ele só escuta.

Esse diálogo, simples e profundo, revela uma verdade espiritual grandiosa: a oração não precisa de palavras. E o silêncio, longe de ser ausência, pode ser comunhão. Quantas vezes buscamos uma resposta audível, imediata, quando o céu, em sua sabedoria, apenas nos convida à confiança?

É nesse silêncio que a alma se aquieta, que a fé se fortalece, que a Presença Divina se insinua sem alarde, sem barulho, sem urgência, mas com infinita delicadeza. Importante nos darmos conta de que nem sempre o alívio, o socorro vem sob a forma de soluções imediatas. Às vezes, se apresenta no simples fato de sabermos que não estamos sozinhos.

De outra, chega o socorro na voz de um amigo querido, uma mensagem de bom ânimo, um abraço reconfortante de alguém que nos oferece o ombro amigo para o desaguar das nossas lágrimas. Como uma mãe observa, em silêncio, os primeiros passos do filho, pronta para ampará-lo no tropeço, Deus também nos observa com amor. Permite que caminhemos… que descubramos… que cresçamos. Ninguém mais sábio do que Ele, para intervir exatamente quando se faz o momento devido.

Por vezes, a resposta divina é justamente a liberdade que Ele nos concede para viver as perguntas. Ele não apressa nossa jornada, não encurta os caminhos. Mas jornadeia ao nosso lado, mesmo quando não ouvimos Seus passos. O Seu silêncio não é ausência, nem rejeição. É confiança. É a certeza de que podemos seguir. Que a dificuldade que se apresenta nos servirá de aprendizado. Que conseguiremos vencer. Então, se oramos e o céu parece calado, não desanimemos.

Talvez não haja palavras, mas há presença. Talvez não haja respostas, mas há direção. Talvez não haja sinais, mas há amor – sempre. O silêncio de Deus também é resposta. É cuidado, é confiança na nossa capacidade de seguir adiante. Deus não se cala por indiferença. Ele silencia... porque ama. Ele silencia... porque confia. Somos Seus filhos, criados por amor, alimentados por amor e com um único destino: a felicidade da perfeição.