RODA DA VIDA

Oramos pela vida e saúde dos homens de Paz no Mundo, Homens e Mulheres com missões dificílimas, de dação de esperança e de forte influencia contra a corrupção que assola o mundo e o mantém cativo na desgraça da injustiça. Louvemos estes inspirados irmãos e irmãs, desde os mais influentes, como Papa Leão XIV da Igreja Católica, Dalai Lama Pai dos Budistas, e tantos outros em suas respectivas importâncias, que movem o mundo com a força de suas Almas devotas, num mundo melhor para todos, mais justo, onde os indefesos não estejam à mercê de nenhum tirano, onde o único exército ou militar à face da terra seja a serviço do Amor ao Próximo - Oremos diariamente pela Mãe Terra, nosso planeta que tanto precisa de nossa atenção e nossas preces pelas causas ecologistas, sejamos a diferença que queremos ver no respeito pelo ambiente - Assim seja - Oramos por la vida y la salud de los hombres de paz en el mundo, hombres y mujeres con misiones muy difíciles, que dan esperanza y una fuerte influencia contra la corrupción que afecta al mundo y lo mantiene cautivo en la desgracia de la injusticia. Elogiemos a estos inspirados hermanos y hermanas, de los más influyentes, como Papa Leão XIV de la Iglesia Católica, Dalai Lama Pai de los budistas, y tantos otros en su respectiva importancia, que mueven el mundo con la fuerza de sus Almas devotas, en un mundo mejor para todos, más justo, donde los indefensos no están a merced de ningún tirano, donde el único ejército o militar en la faz de la tierra está al servicio del Amor por nuestro prójimo. Oremos diariamente por la Madre Tierra, nuestro planeta que necesita tanto nuestra atención y nuestras oraciones por causas ecológicas, seamos la diferencia que queremos ver en el respeto por el medio ambiente : que así sea - We pray for the life and health of the men of Peace in the World, Men and Women with very difficult missions, giving hope and strong influence against the corruption that ravages the world and keeps it captive in the misfortune of injustice. Let us praise these inspired brothers and sisters, from the most influential, such as Francisco Father of the Catholic Church, Dalai Lama Father of Buddhists, and many others in their respective importance, who move the world with the strength of their devout Souls, in a better world for all, more just, where the defenseless are not at the mercy of any tyrant, where the only army or military on the face of the earth is in the service of Love for Others - Let us pray daily for Mother Earth, our planet that needs ours so much. attention and our prayers for environmental causes, let us be the difference we want to see in respect for the environment - So be it -

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Pensamento do dia

 "Quando meditais, quando orais, observai a natureza das vossas sensações. A meditação e a oração devem fazer-vos sentir um calor, uma luz, uma força, uma alegria, um deslumbramento... Se não for o caso, deveis procurar perceber qual é a razão.

Por vezes, quando se risca um fósforo na lixa, ele não se inflama, porque está molhado, ou então foi a caixa que apanhou humidade. E se um isqueiro não acende, é porque lhe falta gás ou porque a pedra está gasta. Nas práticas espirituais, tal como no plano material, os insucessos têm sempre uma causa, que é preciso descobrir. O intelecto nunca deve estar húmido, e o coração nunca deve estar seco. É preciso que o coração esteja húmido e quente, e que o intelecto esteja seco e frio. Um coração seco torna-se egoísta e, se estiver frio, terá falta de amor. Se se aquecer o intelecto, este adormecerá, e se estiver demasiado húmido, apodrecerá. Estas imagens simples e claras devem ajudar-vos a resolver as dificuldades da vossa vida interior."

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Evangelho (Lc 12,49-53)

Naquele tempo, o Senhor disse aos seus discípulos: 

Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim trazer a paz à terra? 

Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra.

Hoje, o Evangelho apresenta-nos Jesus como uma pessoa de grandes desejos: Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12,49). Jesus já queria ver o mundo a arder em caridade e em virtude. Nada menos! Tem que passar pela prova de um batismo, quer dizer, da cruz, e já queria tê-la passado. Naturalmente! Jesus tem planos e tem pressa em vê-los realizados. Poderíamos dizer que é pressa de uma santa impaciência. Também nós temos idéias e projetos, e queríamos vê-los realizados rapidamente. O tempo estorva-nos. Como estou ansioso até que isto se cumpra! (Lc 12,50), disse Jesus.

É a pressão da vida, a inquietude experimentada pelas pessoas que têm grandes projetos. Por outro lado, quem não tenha desejos é um covarde, um morto, um freio. E, além disso, é um triste, um amargurado que costuma desabafar criticando os que trabalham. São as pessoas com desejos que se mexem e originam movimento à sua volta, as que avançam e fazem avançar.

Tem grandes desejos! Aponta bem para o alto! Busca a perfeição pessoal, a da tua família, a do teu trabalho, a das tuas obras, a dos cargos que te confiem. Os santos aspiraram ao máximo. Não se assustaram diante do esforço e da pressão. Mexeram-se. Mexe-te tu também! Lembra-te das palavras de Santo Agostinho: Se dizes já chega, estás perdido. Acrescenta sempre, caminha sempre. Avança sempre; não pares no caminho, não retrocedas, não te desvies. O que não avança, pára; retrocede o que volta a pensar no ponto de partida, desvia-se o que deserta. É melhor o coxo que anda no caminho que o que corre fora do caminho. E acrescenta: Examina-te e não te contentes com o que és se queres chegar ao que não és. Porque no instante em que te deleites contigo mesmo, terás parado. Mexes-te ou estás parado? 
Pede ajuda à Santíssima Virgem, Mãe da Esperança. 🙏

Rev. D. Joan MARQUÉS i Suriñach
(Vilamarí, Girona, Espanha)

domingo, 19 de outubro de 2025

Evangelho (Lc 18,1-8)

Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre, sem nunca desistir: «Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, e lhe pedia: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário! ’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Não temo a Deus e não respeito ninguém. Mas esta viúva já está me importunando. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha, por fim, a me agredir!’.

E o Senhor acrescentou: 

«Escutai bem o que diz esse juiz iníquo! 

E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? 

Será que vai fazê-los esperar? 

Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Pensamentos do dia

"Quando vos dirigis ao Senhor, não imagineis que a vossa prece chegará até Ele diretamente. Na terra, é impossível dirigirmo-nos a uma personagem importante sem passarmos por intermediários; por maioria de razão, assim é também em relação ao Senhor. No entanto, algumas pessoas creem que qualquer um pode lidar diretamente com Ele! E até vos dirão como se dirigem a Deus e como Deus lhes responde. Ou, por vezes, é o inverso: Deus fala com elas e elas respondem-Lhe! Coitadas, se as coisas se tivessem passado como elas imaginam, há muito que teriam sido fulminadas, pulverizadas, não restaria delas o menor vestígio.

Deus é uma energia de uma potência indescritível, nenhum ser humano pôde, alguma vez, tocar-Lhe, nem ouvi-l’O, nem vê-l’O. Direis que Abraão, Moisés e os profetas de Israel falaram com Deus. Sim, o Antigo Testamento está cheio desses diálogos, mas, na realidade, é apenas uma maneira figurada de apresentar as coisas. Jamais algum ser humano se relacionou diretamente com Deus."

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Pensamentos... de Omraam

"O mergulhador equipado com um escafandro, que desce ao fundo do mar para aí trabalhar, precisa de uma quantidade suficiente de oxigénio para poder ficar muito tempo debaixo de água e, para sua segurança, fica ligado a amigos que permanecem fora de água, que lhe fazem chegar o oxigénio e que também estão prontos para o retirar ao menor sinal de perigo. Só nestas condições ele poderá trabalhar.

Tal como os escafandristas, nós estamos mergulhados num oceano chamado mundo. Este oceano está cheio de escolhos e de monstros que, por vezes, querem devorar-nos. Por isso, para resistirmos, precisamos de ser abastecidos com oxigénio, instalar tubos através dos quais o ar chegará até nós, ou seja, pormo-nos em contacto com o mundo divino e permanecer ligados a ele. Para se estabelecer este contacto, é preciso meditar e orar, pois são estas atividades que criam o tubo de ar e a corda de chamada. Aqueles que dizem: «Estou farto de orar e de meditar, é sempre a mesma coisa. Uma mudança far-me-ia bem», acabarão por perder-se no oceano da vida."

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Evangelho (Mt 15,21-28):

Naquele tempo, Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia. Uma mulher Cananéia, vinda daquela região, pôs-se a gritar: «Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: minha filha é cruelmente atormentada por um demônio!». Ele não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: «Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós». Ele tomou a palavra: «Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel». Mas a mulher veio prostrar-se diante de Jesus e começou a implorar: «Senhor, socorre-me!». Ele lhe disse: «Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos». Ela insistiu: «É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!». Diante disso, Jesus respondeu: «Mulher, grande é tua fé! Como queres, te seja feito!». E a partir daquela hora, sua filha ficou curada.


Grande exemplo da universalidade do pensamento cristão em Jesus, quando fica demonstrado neste episódio de sua vida entre nós, que para além do credo de cada um, da vida de cada um, de sua origem ou passado, a todos é dada a oportunidade de a cada instante de sua vida operar as modificações ou alterações que ache necessitárias fazer. A cada um só é como aqui demonstrado, necessário provar perante si próprio a pureza e autenticidade de sua intenção, afinal as condições verdadeiramente essenciais para que o seu pedido seja realizado. Uma vez mais, para isso é sempre necessária uma enorme dose de fé, de vontade e de esperança na mudança, muitas vezes mesmo além das próprias forças. Assim estarão reunidas as condições para que qualquer um, independentemente de sua condição, realize o milagre na sua vida. Acredite e entregue-se ao mais profundo do seu coração que urge revelar a mensagem que carrega consigo, de libertação.