E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: «Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas».
Parece impossível, mas é verdade, a rainha do Sul, ou a rainha de Sabá ( I Reis 10:1-10), se levantará no dia do juízo, como testemunha de acusação contra os religiosos do tempo de Jesus e contra os "sabe tudo" dos nossos dias, porque apenas têm teorias vazias e não têm a fé necessária para crerem. A rainha do Sul, na sua falta de ciência (que incha) e de conhecimento, foi capaz de crer num rei sábio, que vivia em Israel, que foi ver, tendo verificado que o que ela sabia não era nem metade do que Jeová tinha feito a Salomão.
Ela, com pouca luz, um mínimo de conhecimento, creu. E nós, com tanto conhecimento, com tantas "ferramentas" para chegarmos a Deus, como está a nossa fé? Como estamos a tratar a mensagem do Evangelho da graça? Que testemunho estamos a dar? Que estamos a fazer de Jesus, chamado o Cristo? A guardar os Seus ensinos ou a recrucificá-lO, para gáudio dos nossos devaneios carnais?
Olhai para a rainha de Sabá. A enorme distância percorrida nos tempos difíceis de então; a enorme oferta de gratidão que deixou ao rei de Israel ( I Reis 11:10); as críticas que teria enfrentado, etc.. Nada a fez desistir, por isso, adquiriu o direito de ser testemunha de acusação contra os que hoje, como ontem e amanhã, têm tido tantas oportunidades e não as aproveitam. Não será apenas a rainha do Sul, mas os ninivitas, os gregos, que procuraram ver Jesus (João 12:20-22), e muitos outros que, pelo ouvir a Palavra, creram.
Muitos só querem ver milagres, exorcismos, maravilhas, mas apenas se lhes dará a ver o milagre de Jonas, que esteve três dias no ventre de um grande peixe, mas cumpriu a sua missão. Basta que creiamos na realidade da morte e ressurreição de Cristo, o milagre constante, diante de nós.
Crede ou sereis confundidos no dia do Juízo, acusados pelos que tiveram pouca oportunidades mas creram, acabando por serdes condenados.
Sem comentários:
Enviar um comentário