"Para que seja realmente eficaz, a prece deve ser feita nos três mundos: físico, astral e mental.
Se uma prece ficar só no mundo do pensamento, não produzirá resultados no plano físico. Para se obter efeitos no plano físico, é necessária a palavra, porque as vibrações sonoras agem sobre a matéria. Sem a palavra (a carne), apenas tereis dado a alma, e esta, então, tem de procurar obter materiais do mundo astral e físico para se realizar.
Ao invés, se acompanhardes o pensamento com um sentimento intenso que lhe sirva de alimento e o lançardes no plano físico por meio da palavra, tereis as melhores condições para a realização, porque fornecereis aos espíritos os elementos físicos que eles não possuem.
Mostrar-lhes-eis que conheceis as leis e também facilitareis o seu trabalho."
Deslocar-se
Vós queixais-vos de que o Céu não ouve as vossas orações... Mas é normal que não sejais ouvidos, pois, para vós, orar é pedir ao Senhor que venha encontrar-vos no lugar onde estais! Vós não mudais nada no vosso comportamento, na vossa maneira de pensar, e imaginais que o Senhor irá descer para vos tirar do inferno em que vos metestes.
É exactamente como se, estando fechados numa gruta ou numa cave, começásseis a suplicar ao sol que venha iluminar-vos! Julgais que sereis ouvidos? Vós é que deveis sair para receber a sua luz. O que representa uma gruta, uma cave? Todas as manifestações inferiores do vosso intelecto e do vosso coração, todos os maus hábitos a que não quereis renunciar. Por isso é que permaneceis na escuridão e no frio.
Ao sair de casa para ir ver o nascer do sol, vós realizais um acto simbólico. No facto de deixardes a vossa cama, o vosso quarto (a vossa «cave»!) para ir ao nasce do sol, vós mostrais que tendes consciência da necessidade de vos deslocardes para serdes iluminados, aquecidos, vivificados.
Aquele que ora ao Senhor, mas se recusa a abandonar as suas velhas maneiras de viver, assemelha-se àquele que pediria ao sol para ir iluminá-lo no fundo de uma gruta: perde o seu tempo. É ele que tem que deslocar-se, que mudar a sua existência para receber a luz do sol, o calor do sol. E como o sol é o símbolo do Senhor, ele receberá as riquezas que o Senhor espalhou por toda a parte no espaço. Tudo está aí, dispensado em profusão, mas é preciso ir buscá-lo.
Sem comentários:
Enviar um comentário