RODA DA VIDA

Oramos pela vida e saúde dos homens de Paz no Mundo, Homens e Mulheres com missões dificílimas, de dação de esperança e de forte influencia contra a corrupção que assola o mundo e o mantém cativo na desgraça da injustiça. Louvemos estes inspirados irmãos e irmãs, desde os mais influentes, como Papa Leão XIV da Igreja Católica, Dalai Lama Pai dos Budistas, e tantos outros em suas respectivas importâncias, que movem o mundo com a força de suas Almas devotas, num mundo melhor para todos, mais justo, onde os indefesos não estejam à mercê de nenhum tirano, onde o único exército ou militar à face da terra seja a serviço do Amor ao Próximo - Oremos diariamente pela Mãe Terra, nosso planeta que tanto precisa de nossa atenção e nossas preces pelas causas ecologistas, sejamos a diferença que queremos ver no respeito pelo ambiente - Assim seja - Oramos por la vida y la salud de los hombres de paz en el mundo, hombres y mujeres con misiones muy difíciles, que dan esperanza y una fuerte influencia contra la corrupción que afecta al mundo y lo mantiene cautivo en la desgracia de la injusticia. Elogiemos a estos inspirados hermanos y hermanas, de los más influyentes, como Papa Leão XIV de la Iglesia Católica, Dalai Lama Pai de los budistas, y tantos otros en su respectiva importancia, que mueven el mundo con la fuerza de sus Almas devotas, en un mundo mejor para todos, más justo, donde los indefensos no están a merced de ningún tirano, donde el único ejército o militar en la faz de la tierra está al servicio del Amor por nuestro prójimo. Oremos diariamente por la Madre Tierra, nuestro planeta que necesita tanto nuestra atención y nuestras oraciones por causas ecológicas, seamos la diferencia que queremos ver en el respeto por el medio ambiente : que así sea - We pray for the life and health of the men of Peace in the World, Men and Women with very difficult missions, giving hope and strong influence against the corruption that ravages the world and keeps it captive in the misfortune of injustice. Let us praise these inspired brothers and sisters, from the most influential, such as Francisco Father of the Catholic Church, Dalai Lama Father of Buddhists, and many others in their respective importance, who move the world with the strength of their devout Souls, in a better world for all, more just, where the defenseless are not at the mercy of any tyrant, where the only army or military on the face of the earth is in the service of Love for Others - Let us pray daily for Mother Earth, our planet that needs ours so much. attention and our prayers for environmental causes, let us be the difference we want to see in respect for the environment - So be it -

sábado, 10 de maio de 2025

Acerca do perdão

O perdão não visa o passado, muito mais o presente e o futuro, senão não é perdão de facto. Perdão não é estático, e reflete um compromisso renovado e dinâmico. Entre os humanos e com responsabilidade de lideres religiosos, as pessoas acomodaram-se através dos tempos a delegar essa responsabilidade aos sacerdotes e lideres religiosos, para perante um sancionamento proferido por estes, seja uma coima ou multa titulada como tributo à ordem, ou penalidade a cumprir, juntamente com uma recomendação obrigatória de algum tipo de cumprimento de dever religioso, como orações ou algum tipo de tarefa, os pecados depois de cobrados e confessados seriam inteiramente perdoados, ilibando dali em diante o transgressor, um tipo de um recomeço ou como se costuma dizer “reset”, o que permitia ao fiel ganhar um novo espirito de impunidade pelas faltas passadas. Um tipo de perdão muito próximo de incondicional ou mesmo perdão total, pela impunidade da consciência do neófito.

Para lá das motivações várias de tais práticas, dos interesses económicos, políticos, de manipulação, etc., na realidade os mais lesados seriam sempre os interesses espirituais, sedentos de compreensão, estimulados à não participação nos seus processos de consciência, ónus entregue quase na totalidade aos ditos sacerdotes.

O perdão enquanto força pura, oriunda de uma diminuição de inconsciência e simultânea elevação e aumento de nível de consciência, é considerada uma força poderosa no desenvolvimento humano, no seu aprimoramento e autoconhecimento, e se não descartada a responsabilidade de sua gestão emocional, é um veículo de empoderamento pessoal excecional, transformador de sociedades e de civilizações, por força da transformação no individuo. 

O perdão desta forma compreendido, não se destina a inocentar um passado que em consciência se tem como danoso em algum momento, mas e sobretudo, através de sua força regeneradora, perdoar capacitando toda a atenção do individuo, para a sua dinâmica transformadora, baseada precisamente na queda que lhe deu origem. 

Desta forma, muito bem provém da fonte de um mal. Logo, somente carregar consigo mesmo os episódios do mal, até que naturalmente se transmutem em bem, é definitivamente um processo para obtenção do benefício do perdão, porque não ficou lá atrás, num dado momento, mas é dinâmico, presente, e construtor de um presente e futuro continuamente reparador. Isso é perdão, o autêntico perdão que somente cada um pode obter , através de um compromisso continuo, e não somente a um dado momento, com algum tipo de ritual.

Perdoar é alterar os processos que acontecem, porque os que aconteceram já não dá para alterar, somente para aceitar que possivelmente, são esses episódios que estão na origem da compreensão, de um dia se ter afastado do caminho correto, e a consequente necessidade de o recuperar, esse sagrado equilíbrio que está na origem da saúde humana, de um estado harmonioso e da criatividade espiritual do individuo.

Parece uma redundância, mas uma enormíssima parte da humanidade ainda não percebeu esta dimensão do perdão, não será a hora chegada? - de crescer renovadamente sobre as feridas do passado, assumindo-as sem desculpa, ou pagamento, ou entrega a outro, e assim, nesse encontro repetido e doloroso, com um passado que não esteve perfeito, procurar assumidamente e humildemente, mudar comportamentos, de forma a não ocultar a própria consciência, que afinal se constitui de uma linguagem divina e solar, a única que pode fazer um homem feliz e realizado…

"Não basta compreenderdes intelectualmente as coisas e depois serdes capazes de expor brilhantemente o que compreendestes. Precisais de trabalhar para que essa compreensão desça às manifestações da vossa vida quotidiana. São os vossos atos, os vossos gestos, o vosso comportamento na vida, que devem demonstrar o que compreendestes, não as vossas palavras.

Por enquanto, ainda é às pessoas instruídas, aos letrados, aos eruditos, que é dada proeminência. Mas, no futuro, isso mudará, e todos se inclinarão perante aqueles que tiverem trabalhado para desenvolver qualidades de bondade, de indulgência, de pureza, de integridade, e para as manifestar. É frequente os seres que possuem estas qualidades serem desprezados, porque se ignora que elas resultam de uma profunda compreensão da vida. De agora em diante, procurai apreciar esses seres e, sobretudo, imitá-los. Omraam Mikhaël Aïvanhov"

Sem comentários:

Enviar um comentário