RODA DA VIDA

Oramos pela vida e saúde dos homens de Paz no Mundo, Homens e Mulheres com missões dificílimas, de dação de esperança e de forte influencia contra a corrupção que assola o mundo e o mantém cativo na desgraça da injustiça. Louvemos estes inspirados irmãos e irmãs, desde os mais influentes, como Francisco Pai da Igreja Católica, Dalai Lama Pai dos Budistas, e tantos outros em suas respectivas importâncias, que movem o mundo com a força de suas Almas devotas, num mundo melhor para todos, mais justo, onde os indefesos não estejam à mercê de nenhum tirano, onde o único exército ou militar à face da terra seja a serviço do Amor ao Próximo - Oremos diariamente pela Mãe Terra, nosso planeta que tanto precisa de nossa atenção e nossas preces pelas causas ecologistas, sejamos a diferença que queremos ver no respeito pelo ambiente - Assim seja - Oramos por la vida y la salud de los hombres de paz en el mundo, hombres y mujeres con misiones muy difíciles, que dan esperanza y una fuerte influencia contra la corrupción que afecta al mundo y lo mantiene cautivo en la desgracia de la injusticia. Elogiemos a estos inspirados hermanos y hermanas, de los más influyentes, como Francisco Pai de la Iglesia Católica, Dalai Lama Pai de los budistas, y tantos otros en su respectiva importancia, que mueven el mundo con la fuerza de sus Almas devotas, en un mundo mejor para todos, más justo, donde los indefensos no están a merced de ningún tirano, donde el único ejército o militar en la faz de la tierra está al servicio del Amor por nuestro prójimo. Oremos diariamente por la Madre Tierra, nuestro planeta que necesita tanto nuestra atención y nuestras oraciones por causas ecológicas, seamos la diferencia que queremos ver en el respeto por el medio ambiente : que así sea

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Sou movido pelo desejo de fazer coisas grandiosas

Sou movido pelo desejo de fazer coisas grandiosas. Às vezes tenho um vislumbre, de relance, rápido e fugaz como uma fagulha, desse desejo. É como se de repente eu tivesse uma consciência do que realmente sou; que me conhecesse como sou conhecido, mas é tudo muito ligeiro e nublado; e num átimo mergulho de volta à penumbra da ignorância, da turbidez e da escravidão de mim mesmo. Por um fragmento de tempo me sinto como um peixe que salta à tona e assombrado com que vê, retorna às profundezas não podendo, ainda que a querer, permanecer um momento mais sequer além da superfície.

Mas esse momento infinitesimal, essa partícula de consciência que se desabrocha diante dos meus olhos por um tempo tão insignificante que faz do piscar quase uma eternidade, é suficiente para perturbar meu espírito e me atormentar pelo que sou ou pelo que não consigo ser.

Pergunto-me, como manter o entusiasmo sem esse desejo? Como vencer a inércia e realizar grandes coisas sem desejar realizá-las? Como superar a minha decrepitude, a minha tibieza e esvaziar-me de mim mesmo para realizar grandes coisas não por serem grandes, mas por ser necessário que se realizem?

Sim, elas são necessárias. Ele conta connosco! Não que precise de nós, mas quer que as façamos. Talvez seja melhor fazê-las desejando-as, do que não deseja-las e por isso não fazê-las. Mas é preciso que se entenda onde está o desejo! O desejo não está em querer fazê-las. Está em querer ser grandioso fazendo-as. Que fraqueza, meu Deus! Que grotesco! Às vezes tenho asco de mim mesmo! Pobre de mim, preso num beco onde minhas escolhas são fazê-las sendo soberbo ou ser imóvel sendo humilde.

É preciso um esforço para fazê-las na humildade, porém nada está assegurado. A vigilância é constante, entretanto como vigiar constantemente sem poder estar constantemente a vigiar?

Que tortura! Que tristeza! Talvez não seja possível. Não, com certeza não é humanamente possível; Não humanamente!  
Fernando Paiser
Coordenador Nacional
Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton

Sem comentários:

Enviar um comentário