RODA DA VIDA

Oramos pela vida e saúde dos homens de Paz no Mundo, Homens e Mulheres com missões dificílimas, de dação de esperança e de forte influencia contra a corrupção que assola o mundo e o mantém cativo na desgraça da injustiça. Louvemos estes inspirados irmãos e irmãs, desde os mais influentes, como Francisco Pai da Igreja Católica, Dalai Lama Pai dos Budistas, e tantos outros em suas respectivas importâncias, que movem o mundo com a força de suas Almas devotas, num mundo melhor para todos, mais justo, onde os indefesos não estejam à mercê de nenhum tirano, onde o único exército ou militar à face da terra seja a serviço do Amor ao Próximo - Oremos diariamente pela Mãe Terra, nosso planeta que tanto precisa de nossa atenção e nossas preces pelas causas ecologistas, sejamos a diferença que queremos ver no respeito pelo ambiente - Assim seja - Oramos por la vida y la salud de los hombres de paz en el mundo, hombres y mujeres con misiones muy difíciles, que dan esperanza y una fuerte influencia contra la corrupción que afecta al mundo y lo mantiene cautivo en la desgracia de la injusticia. Elogiemos a estos inspirados hermanos y hermanas, de los más influyentes, como Francisco Pai de la Iglesia Católica, Dalai Lama Pai de los budistas, y tantos otros en su respectiva importancia, que mueven el mundo con la fuerza de sus Almas devotas, en un mundo mejor para todos, más justo, donde los indefensos no están a merced de ningún tirano, donde el único ejército o militar en la faz de la tierra está al servicio del Amor por nuestro prójimo. Oremos diariamente por la Madre Tierra, nuestro planeta que necesita tanto nuestra atención y nuestras oraciones por causas ecológicas, seamos la diferencia que queremos ver en el respeto por el medio ambiente : que así sea

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Espírito de finesse

Blaise Pascal foi um gênio matemático do século dezessete. Inventou a máquina de calcular. Ingressou pelos estudos da física. Foi filósofo. Depois de um grave acidente de carruagem, no qual quase pereceu, ele teve uma espécie de êxtase, a partir do qual demonstrou um desejo ardente de se consagrar às coisas espirituais. Ele escreveu dezoito cartas, consideradas um dos maiores monumentos da literatura francesa e atestado de uma grande sinceridade cristã.

Em seus escritos sobre a apologia do Cristianismo, ele jamais se refere a Cristo morto. Apresenta Cristo vivo, sempre vivo, aquele Cristo que segue com os homens, todos os dias. Amar era para ele a melhor forma de crer, a razão do coração que a razão desconhece.

Deus é, antes de tudo, o Sumo Bem, o Alvo do Amor. Afirmava não poder crer senão num Deus que ele pudesse amar sinceramente. A mensagem para a Humanidade de sua época, para os melhores homens do século, foi uma mensagem de vasta, profunda e panorâmica espiritualidade cristã. Uma espiritualidade que brilha em todas as páginas do Evangelho, a Espiritualidade do Cristo. Ele se refere, em seus escritos, ao Espírito de finesse e ao Espírito de geometria. 

O Espírito de geometria representa a razão exata, a razão matemática. O Espírito de finesse ou de gentileza é a lógica do coração. Num discurso recente, ouvimos alguém repetir o que lera algures e se encantara:

O Espírito de gentileza é o perdão e o Espírito de geometria é a dureza de coração.

O medicamento no hospital é o Espírito de geometria, e a visita de quem ora pelos doentes é o Espírito de gentileza.

Espírito de geometria é o professor que não considera uma possibilidade diferente na resposta do aluno. E o Espírito de gentileza é o professor que resgata um aluno perdido.

Espírito de gentileza é a compreensão. Espírito de geometria é o julgamento. Espírito de gentileza é a compaixão. Espírito de geometria é a indiferença.

Espírito de gentileza é a solidariedade. Espírito de geometria é o egocentrismo. A ciência seria a geometria e a espiritualidade a gentileza.

Pascal dizia que essa contradição era necessária para a nossa vida, e que ambas as razões, a exata, calculada e a razão do coração são imprescindíveis. O Espírito de geometria é um lado objetivo que também faz falta. É, portanto, necessário. Porém, a Humanidade dos dias atuais nunca precisou tanto do Espírito de gentileza. Aquela gentileza que não é imposta. É espontânea, brota da alma que se preocupa com o outro. Pode ser por um ser humano, pode ser por um animal, por uma planta, um jardim.

Espírito de gentileza é Espírito de trabalho, de serviço. Não se trata de um mero modo de civilidade. Representa estar sempre disposto a dar algo mais com a recompensa de se sentir muito bem. Porque se a gentileza beneficia a quem a recebe, muito mais a quem a executa. 

Como diz um amigo meu: Se não acreditar, experimente!


Sem comentários:

Enviar um comentário