RODA DA VIDA

Oramos pela vida e saúde dos homens de Paz no Mundo, Homens e Mulheres com missões dificílimas, de dação de esperança e de forte influencia contra a corrupção que assola o mundo e o mantém cativo na desgraça da injustiça. Louvemos estes inspirados irmãos e irmãs, desde os mais influentes, como Papa Leão XIV da Igreja Católica, Dalai Lama Pai dos Budistas, e tantos outros em suas respectivas importâncias, que movem o mundo com a força de suas Almas devotas, num mundo melhor para todos, mais justo, onde os indefesos não estejam à mercê de nenhum tirano, onde o único exército ou militar à face da terra seja a serviço do Amor ao Próximo - Oremos diariamente pela Mãe Terra, nosso planeta que tanto precisa de nossa atenção e nossas preces pelas causas ecologistas, sejamos a diferença que queremos ver no respeito pelo ambiente - Assim seja - Oramos por la vida y la salud de los hombres de paz en el mundo, hombres y mujeres con misiones muy difíciles, que dan esperanza y una fuerte influencia contra la corrupción que afecta al mundo y lo mantiene cautivo en la desgracia de la injusticia. Elogiemos a estos inspirados hermanos y hermanas, de los más influyentes, como Papa Leão XIV de la Iglesia Católica, Dalai Lama Pai de los budistas, y tantos otros en su respectiva importancia, que mueven el mundo con la fuerza de sus Almas devotas, en un mundo mejor para todos, más justo, donde los indefensos no están a merced de ningún tirano, donde el único ejército o militar en la faz de la tierra está al servicio del Amor por nuestro prójimo. Oremos diariamente por la Madre Tierra, nuestro planeta que necesita tanto nuestra atención y nuestras oraciones por causas ecológicas, seamos la diferencia que queremos ver en el respeto por el medio ambiente : que así sea - We pray for the life and health of the men of Peace in the World, Men and Women with very difficult missions, giving hope and strong influence against the corruption that ravages the world and keeps it captive in the misfortune of injustice. Let us praise these inspired brothers and sisters, from the most influential, such as Francisco Father of the Catholic Church, Dalai Lama Father of Buddhists, and many others in their respective importance, who move the world with the strength of their devout Souls, in a better world for all, more just, where the defenseless are not at the mercy of any tyrant, where the only army or military on the face of the earth is in the service of Love for Others - Let us pray daily for Mother Earth, our planet that needs ours so much. attention and our prayers for environmental causes, let us be the difference we want to see in respect for the environment - So be it -

sábado, 30 de março de 2024

Páscoa

"O cristianismo põe a tónica na crucificação de Jesus. Evidentemente, é bom associar-se à paixão e à morte de Jesus para se compreender a grandeza do seu sacrifício. Mas, na nova vida que o Cristo agora nos propõe, não é preconizado que se fique pelo suplício da cruz, pois o Cristo também se manifesta pela beleza, pela alegria, pela luz.

Na nova cultura, a ideia da glória do Cristo é que alimentará a nossa vida interior. Deus rejubilará ao ver que já não damos a primazia ao lado negativo, que deixamos de abraçar o pó e de nos ajoelhar diante de túmulos, pois Ele destinou-nos um futuro muito mais grandioso. Os mortos de que devemos ocupar-nos não são os dos cemitérios, mas sim os que estão sepultados no interior de nós: os nossos velhos hábitos, as nossas conceções velhas e erradas. São esses os mortos que temos de procurar, para acabarmos com eles!"

sexta-feira, 22 de março de 2024

Rezar é...

Soltar a voz, mergulhar em ondas azuis onde a intenção será o plâncton da transformação

É o voo sereno nas cálidas correntes dos mares celestes, nossa origem e destino

É arrepio de nos sabermos comunhão com tantos outros em fervor e compaixão

É cíclica catarse, rio de prata, metamorfose do mosto das emoções em maturação

É saber-se mestre-canteiro na fundação de um novo mundo

Rezar, é o mais singelo modo de amar

quarta-feira, 20 de março de 2024

Oração para o momento de dormir



Minha alma vai estar por alguns instantes com os outros Espíritos.

Venham os bons ajudar-me com seus conselhos. 

Faze, meu anjo guardião, que, ao despertar, eu conserve durável e salutar impressão desse convívio.

terça-feira, 19 de março de 2024

fonte...

Somente na observação autentica e genuína da tua própria natureza, encontras os elementos necessários à tua harmonia e paz…
do exterior derivam os processos de aprendizagem, 
e   nunca do reencontro direto   com a fonte de onde brotas.

Assim é...

Só não vê anjos aquele que não presta atenção nas pessoas que Deus coloca nas nossas vidas...

domingo, 17 de março de 2024

Nossos apegos

Algum dia nos perguntamos quais são nossos maiores apegos?

Essa é uma questão interessante e, com certeza, a resposta varia para cada um de nós. Difícil para aqueles que diriam que a nada somos apegados. Alguns temos demasiado apego a tudo que possuímos. Nada emprestamos, nem aos melhores amigos. Muito menos doamos alguma coisa.

Alegamos que nossos objetos, livros, roupas foram comprados com esforço do nosso trabalho. Também foram escolhidos com cuidado. Dizemos, por vezes, que o apego emocional a essa ou aquela peça, nos impede o desapego. Aquele objeto nos eterniza alegres lembranças.

E nos apegamos à nossa casa, ao nosso carro, às coisas herdadas de algum parente querido, a um presente recebido em especial ocasião. Dessa forma, justificamos nossos apegos argumentando que neles moram delicadas recordações, sentimentos, alegrias vivenciadas. Não que não possamos ter aquela peça de roupa de nossa predileção, ou aquele móvel em casa, o adorno ou enfeite que sejam nosso preferido. O que devemos nos questionar é: Qual o tamanho de nosso apego?

Se o carro, ou a casa, ou todas as nossas peças de roupa preferidas nos fossem subtraídas, qual seria nossa reação?

Podemos ter pequenos exemplos no nosso dia a dia: Como reagimos quando aquela blusa ou camisa preferida foi manchada na lavagem?

E quando a calça preferida ganhou marca indevida na hora de ser passado a ferro?

E quando a peça de decoração quebrou, o móvel avariou, as coisas se desmantelam, qual a nossa reação?

Convenhamos: não podemos depositar nossa felicidade, nossas melhores energias naquilo que é finito, que é perecível. Em algum momento haverá avarias, quebra, esfacelamento. Ou, inevitavelmente, nós iremos partir deixando tudo que ilusoriamente pensamos possuirQue tal se na próxima campanha de agasalho, de doação de roupas, incluíssemos um vestuário que gostamos muito, um daqueles que possuímos há anos?

Quem sabe poderíamos escolher um objeto de nossa predileção para doar a um bazar beneficente…

São pequenos exercícios de desapego que irão medir o nosso apego às coisas que dizemos serem nossas. É verdade que temos o direito de usufruir de tudo aquilo que conseguimos honestamente adquirir. Porém, poderemos estar criando dificuldades maiores quando esse usufruir passa a ser muito relevante em nosso caminhar. Onde estiver nosso tesouro, aí estará o nosso coração, nos advertiu o Sábio de Nazaré. Assim, assentemos nossos corações naquilo que verdadeiramente importa. O objeto que quebra, a roupa que mancha, a joia que foi furtada, nada disso merece desmedida perturbação de nossa parte. Afinal, tudo aquilo que pensamos ter a posse, apenas detemos por um tempo em nossas mãos. Logo mais, tomará outro rumo, seguindo outros destinos. Efetivamente, apenas aquilo que somos seguirá conosco, em definitivo.

Nosso saber, nossas virtudes, os sentimentos mais nobres constituem o que possuímos verdadeiramente, e que nos acompanharão onde quer que nos conduzam nossos passos, aqui, na Espiritualidade, em distantes paragens do Universo.

"Aprendei a amar sem estardes à espera de ser amados; assim, sereis livres e podereis fazer muito com essa liberdade. Infelizmente, os humanos não valorizam muito a liberdade, não a procuram; pelo contrário, só procuram prender-se. Dir-se-ia que a liberdade lhes pesa, os aborrece, que não sabem o que fazer com ela. Enquanto com os constrangimentos, até com as “pancadas” da vida, pelo menos têm com que se ocupar; sim, sofrer, queixar-se, chorar… Pois bem, isso não traz grande glória.

O discípulo deve aprender a resolver o problema do amor compreendendo que o essencial é amar, amar, amar dia e noite todas as criaturas, como o Sol, que envia o seu amor através do espaço sem se preocupar em saber sobre quem esse amor vai recair – ninguém e toda a gente – nem, sobretudo, se haverá criaturas que lhe darão resposta. O essencial é que essa energia, que vem do Céu, passe através de nós, pois ela é que nos dilata, nos maravilha, nos inspira."

sábado, 16 de março de 2024

obstáculo ao crescimento...

Tem aquele que se acha grande, este não tem por onde crescer,
não reúne espaço disponível, 
por sua própria forma de entender a vida.
Dentre aquele que não se acha grande, o que reúne condições para crescer, o pior que pode acontecer é quando
insiste a ficar atarraxado em sua pequenez…

quarta-feira, 13 de março de 2024

Evangelho (Jo 5,31-47)

Se eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Um outro é quem dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da verdade. Ora, eu não recebo testemunho da parte de um ser humano, mas digo isso para a vossa salvação. João era a lâmpada que iluminava com sua chama ardente, e vós gostastes, por um tempo, de alegrar-vos com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, pois mostram que o Pai me enviou. Sim, o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Mas vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua face, e não tendes a sua palavra morando em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

Examinais as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim. Vós, porém, não quereis vir a mim para terdes a vida! Eu não recebo glória que venha dos homens. Pelo contrário, eu vos conheço: não tendes em vós o amor de Deus.

Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a esse receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do Deus único? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a meu respeito que ele escreveu. Mas, se não acreditais nos seus escritos, como podereis crer nas minhas palavras?

O que é um Mestre espiritual?

O orgulho empobrece os humanos e a humildade enriquece-os. Sim, observai a atitude do orgulhoso: ele fica inchado, ao invés do homem humilde, que se esvazia, e é justamente este vazio que atrai a plenitude. Assim que ocorre algures um vazio, imediatamente uma força o preenche. É preciso ser humilde para atrair Deus, porque Deus não pode ir para os recipientes que já estão cheios: é preciso estar vazio para que Ele entre.

Se disserdes: «Meu Deus, eu sou insensato e Tu és a sabedoria, eu sou pobre e Tu és a riqueza, eu sou fraco e Tu és a força…», estareis a fazer o vazio em vós, e então Deus apressar-se-á a vir encher-vos. Se, pelo contrário, vos vangloriardes das vossas virtudes e das vossas capacidades, jamais recebereis a visita do Senhor. Ele dir-vos-á: «Pois bem, já que estás tão contente contigo, continua assim, não necessitas de mim.

terça-feira, 12 de março de 2024

2 passos atrás para dar 5 à frente

Em pleno clima de urbanos excessos, com a oferta a superar a procura em praticamente todas as áreas da vida quotidiana, ocorre-me reflectir como a expressão; “2 passos atrás para dar 5 à frente” está tão atual.
Eis um dos incontáveis exemplos que se podem encontrar, e que “desmontando” a questão poderia ser por si só suficiente à desejada mudança, de paradigmas disfuncionais, desatualizados e desarmoniosos.

- No estudo da espiritualidade, na instituição da Trindade; PAI – Absoluto Poder, FILHO – Absoluta Presença, ESPÍRITO SANTO – Absoluto Casamento, - cabe ao Ser Humano manter o equilíbrio entre estes três mistérios atuantes entre si. 

Qualquer excesso ou sobreposição de um deles, abala de imediato o equilíbrio entre os restantes. 

O bom e eficiente entendimento destas três forças, maravilhosas e atuantes, constitui a percepção da realização do caminho harmonioso.

domingo, 10 de março de 2024

RESPIRAR... um alimento da alma

respirar demoradamente... compassadamente... profundo..., inteiro.
Inspirar o ar, suas fragrâncias etereas como uma geleia fresca e aromatizada pelas fragrâncias invisíveis dos lugares cósmicos inimagináveis, solitários... cheios da presença inalterada do Todo.

Inspirar contraindo o espaço infinito das presenças, Divinas, de todas as suas Criaturas, para dentro de si mesmo, de seu corpo que dilata ao expandir de dentro para fora, quebrar as barreiras do corpo físico.

Inspirar, inebriar de vida, extasiar celular, vivificar de imortalidade pelo abandono do conhecido rumo a estados íntimos alterados, expandidos por tanto receber, tanto invisível a saborear a alma.

Expirar profundamente, rápida ou demoradamente as fossas deletérias do corpo, empurrar para fora as frustrações, vergonhas, pecados, falhanços, desamores, expurgar o sem uso como uma roupa molhada que se torce para que se enxugue, cravar o ar interno do corpo numa seta que se dispara percorrendo todos os cantos do corpo, e se regurgita como entranhas que se expõem à força desinfectante do sol, expirar como de um verme se libertasse, como um ultimo e defunto suspiro que matasse e fizesse acordar o mundo transcendente, a sua possibilidade ao menos..., que arrepiasse, expirar como um estalar de ossos, de articulações que se soltassem para o acordar do corpo renovado.

respirar, inspirando.... expirando.... como uma refeição bem saboreada, como uma integração de todos os ciclos naturais onde as coisas belas se harmonizam...
respirar..... como quem nasce, morre, renasce e volta a morrer, num trajecto de sonho, num lugar maravilhoso de percepções despertadas... respirar como quem se coloca como alimento no seio de quem deu a vida...  vida espiritual.

respirar como quem ama, como um ato de amor, um testemunho de paixão pela vida... um amor declarado por todas as manifestações naturais de vida.

respirar para o acordar espiritual, tal como um alimento da alma...

domingo, 3 de março de 2024

Da vida, uma prece

Encontramos, no seio de praticamente todas as religiões, o exercício salutar da prece. Em algumas, tal prática apresenta-se na forma de mantras. Em outras, de cântico. Ou, ainda, de rogativa.

Entretanto, independentemente da forma, a prece sempre tem como objetivo ligar a criatura ao Criador. A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar n´Ele; é aproximar-se d´Ele; é pôr-se em comunicação com Ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir e agradecer.

Louvar a Deus significa reconhecer n´Ele a fonte de toda vida, de toda a Criação. É observarmos tudo o que nos cerca – as plantas, os animais, nosso próximo – e enxergarmos neles a assinatura Divina, o traço que Deus deixa em cada uma de Suas criaturas. Uma prece de louvor é feita mais do que com palavras. Pode ser expressa em atitudes. Quando louvamos, reconhecendo, em tudo o que nos cerca, a mão do Criador, torna-se impossível não expressarmos gratidão a Deus por todo amor que Ele nos oferece, em todas as circunstâncias do viver. Amor esse que se manifesta através das mais variadas expressões: o ar que respiramos, o alimento que temos em nossas mesas, a família que nos acolhe, a casa que nos abriga, os amigos que nos fortalecem. O companheiro ou companheira que divide a vida conosco, os filhos que nos são dados ao coração, as oportunidades diárias de progresso intelecto-moral, a conquista das virtudes que nos aproximam da paz e da felicidade. E, quando brota em nossas almas o sentimento que nos leva a louvar e a agradecer, o gesto de pedir modifica-se.

Nossas rogativas já não são mais baseadas nas ilusões da matéria, nem tampouco no orgulho que confunde nossas escolhas. Nossas decisões tornam-se mais maduras, pois começamos a compreender as leis que regem toda a Criação. Já não mais rogamos a Deus que solucione nossos problemas, dificuldades e sofrimentos.

Antes, pedimos ao Senhor da vida que nos conceda a sabedoria, a resignação e a humildade para que, além de poder superá-los, possamos aprender com as preciosas lições que acompanham cada momento. Entrarmos em comunicação com Deus significa fazermos, diariamente, de nossa vida uma prece. E a prece se faz em cada gesto de abnegação, de renúncia, de fé.

A prece se faz quando olhamos para aquele que sofre, para aquele que passa fome, para aquele que não tem onde morar e, desinteressadamente, lhe estendemos a mão que ajuda, o ombro que consola, o abraço que afaga, a palavra que une. A prece se faz quando perdoamos quem nos fere e somos capazes de pedir perdão àquele que ferimos. A prece se faz quando nos reconhecemos parte integrante de toda a Criação, de todo o equilíbrio universal e, dessa forma, tomamos para nós a responsabilidade de contribuirmos para a construção de um mundo melhor.

Na oração a criatura suplica e se apresenta a Deus. Pela inspiração profunda e reconfortante responde o Senhor e se revela ao aprendiz.

Pensemos nisso.

sábado, 2 de março de 2024

A evolução

A evolução está presente em todas as vertentes da natureza apesar de muitas vezes ser muito difícil percepciona-la "a olho nu". Pode ser que a evolução pressupõe diversas dinâmicas, transmutação, transformação e inclua na sua caminhada deixar para trás certos estados e adquirir outros novos.

Se na aparente observação isso corresponder a um certo andar para trás, ou andar para a frente, para o alto ou para baixo, ou mesmo para o lado, não deixa de ser uma manifestação de vida, de movimento. Resumindo, não acredito haja alguém ou coisa alguma que tenha o poder de impedir a evolução em seus próprios ritmos e mistérios.

Nem a própria morte celular que como sabemos corresponde apenas a uma passagem para outros planos de existência. Portanto, no meu entender a evolução permanente em seus variados níveis de manifestação é um dos testemunhos soberanos de Deus e apenas Ele tem as ferramentas de trabalhar a esses níveis, ou seja de "parar" se assim O entendesse.


sexta-feira, 1 de março de 2024

Competir... ser o melhor...

queres dar cabo de ti?

- então tenta ser o melhor, tenta ficar à frente de forma que todos te cobicem…, que todos te adulem, que todos te procurem para que tu, dês cabo de ti.

a competição é a arma dos fracos.