RODA DA VIDA

Oramos pela vida e saúde dos homens de Paz no Mundo, Homens e Mulheres com missões dificílimas, de dação de esperança e de forte influencia contra a corrupção que assola o mundo e o mantém cativo na desgraça da injustiça. Louvemos estes inspirados irmãos e irmãs, desde os mais influentes, como Francisco Pai da Igreja Católica, Dalai Lama Pai dos Budistas, e tantos outros em suas respectivas importâncias, que movem o mundo com a força de suas Almas devotas, num mundo melhor para todos, mais justo, onde os indefesos não estejam à mercê de nenhum tirano, onde o único exército ou militar à face da terra seja a serviço do Amor ao Próximo - Oremos diariamente pela Mãe Terra, nosso planeta que tanto precisa de nossa atenção e nossas preces pelas causas ecologistas, sejamos a diferença que queremos ver no respeito pelo ambiente - Assim seja - Oramos por la vida y la salud de los hombres de paz en el mundo, hombres y mujeres con misiones muy difíciles, que dan esperanza y una fuerte influencia contra la corrupción que afecta al mundo y lo mantiene cautivo en la desgracia de la injusticia. Elogiemos a estos inspirados hermanos y hermanas, de los más influyentes, como Francisco Pai de la Iglesia Católica, Dalai Lama Pai de los budistas, y tantos otros en su respectiva importancia, que mueven el mundo con la fuerza de sus Almas devotas, en un mundo mejor para todos, más justo, donde los indefensos no están a merced de ningún tirano, donde el único ejército o militar en la faz de la tierra está al servicio del Amor por nuestro prójimo. Oremos diariamente por la Madre Tierra, nuestro planeta que necesita tanto nuestra atención y nuestras oraciones por causas ecológicas, seamos la diferencia que queremos ver en el respeto por el medio ambiente : que así sea

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Evangelho (Lc 12,54-59)

Naquele tempo, Jesus dizia também às multidões: Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspeto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, estás indo com teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto ainda a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e o oficial de justiça te jogará na prisão. Eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.

Palavras sábias de Jesus, que nos reconhece o mérito de perante tantos acontecimentos na nossa vida e mesmo no mundo à nossa volta sabermos discernir e mesmo em grande parte prever o rumo dos acontecimentos.

No entanto de igual forma nos indaga algo inconformado, como é possível com qualidades desenvolvidas como essas, não procedermos da mesma forma, com a igual justeza de avaliação e previsão, em relação a nós próprios e nosso vastíssimo mundo interior, afinal a sede de tudo que sentimos e fazemos. Só sendo imensamente hipócritas diz Jesus, se justifica esta atitude de cegueira para com as nossas consciências, e com a ligeireza em julgar e prever o que no exterior acontece à nossa volta.

Mas mais ainda nos diz no final desta parábola do Evangelho, concluindo em jeito de advertência, que tenhamos em linha de conta, que essa forma de atuarmos perante nós próprios e a comunidade onde estamos inseridos, como todas as interações que daí resultem, seus problemas e suas desarmonias, serão todas pesadas pela medida da nossa consciência e esforço em sermos autênticos, em fidelidade a nosso coração e em relação a esses assuntos "pendentes" gerados por nosso agir. Que é mais sábio aproveitar o tempo que nos está destinado a viver para sanar todas as desavenças e desarmonias que nos baterem à porta, que esperar que se resolvam por si mesmas.

Avisa-nos que por nossa escolha, a "habitação que construirmos na terra, será a nossa morada no céu..." - como sempre dizia o amado Mestre, quem tem ouvidos para ouvir, que ouça!

Sem comentários:

Enviar um comentário